Narodní Cupcake

Published in Portugal - Political debates and analysis - 28 Aug 2018 13:45 - 12

P.S.: ENGLISH VERSION BELOW

Saudações a todos!

Estou a umir o papel de MoFA - Ministro dos Assuntos Exteriores de ePortugal! Esta é a minha primeira experiência ministerial no eRevollution, mas para quem esteve n'Aquele-Jogo-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado, fui Ministro da Educação durante vários mandatos (cargo ao qual não me considero qualificado no eRev devido ao noobismo em relação às estratégias do jogo).

Pretendo, dentro que a RL me permitir, apresentar alguns artigos informativos periódicos à lação ePortuguesa, trazendo informações sobre a situação geopolítica, além de entrevistas com personalidades internacionais importantes. Espero que possa atender adequadamente este encargo!

Para começarmos, trago-lhes alguns dados estatísticos referentes à lação das alianças do jogo e às nações sem aliança, extraídos do sítio eRevTools no dia 26/08/2018 (dia 959 da Criação do Segundo Novo Mundo).

O mapa abaixo mostra a qual aliança pertence cada país¹:

https://s19.postimg.cc/mzbbph4c3/alianzas_20180826.png
Legenda: UFBG = Union for Better Gaming, HFC = Hope Faith and Charity, NSD = Never Say Die

A lista de países sem aliança, pintados de cinza escuro no mapa, é esta:
    LituâniaHolandaChipreMarrocosNigériaArábia SauditaChinaTailândiaMalásiaSingapuraNova Zelândia

Estes países perfazem apenas 0,59% dos jogadores activos e/ou que ao menos cumpriram o 2-clicks ou a DO nos últimos 7 dias, contendo apenas 13 jogadores nessa situação - se juntar todos não dá um país de porte médio (32 países possuem sozinhos mais que 13 jogadores activos, e quatro deles - Sérvia, Irão, Romênia e Brasil - possuem mais que 10 vezes isto). Alguns destes países já foram bem mais poderosos no pado, como a China e a Lituânia, as quais possuem cada uma mais que 1% do total de jogadores já cadastrados. Estes números demonstram, infelizmente, a redução da actividade neste jogo, fato já conhecido por todos...

A tabela abaixo lista a quantidade de jogadores activos nos últimos sete dias (isto é, que fizeram ao menos 2-clicks e a DO) por aliança, dentre um total de 2.202 jogadores em todo o eMundo:

https://s19.postimg.cc/ismszjihf/erev_Table1.png


Como pode ser visto, das alianças do jogo, apenas quatro possuem uma quantidade apreciável de jogadores activos (os países foram das quatro alianças principais perfazem apenas 6,49% do total de jogadores activos). Destas quatro, a junção entre as alianças irmãs 18 e 19 plus (37 plus?) contam com 39,65% do total de activos, ao po que as duas principais alianças antagônicas a esta, UFBG e a nossa Avengers, contam com 53,86%, tendo portanto uma pequena vantagem neste aspecto. Mas não é lação que ganha guerra, e sim dano, certo?

A tabela abaixo analisa o dano terrestre e naval de cada aliança nos últimos sete dias:

https://s19.postimg.cc/6e00z7yoz/erev_Table2.png


Esta segunda tabela corrobora o que já nos foi informado pela primeira tabela: apenas quatro alianças são realmente relevantes em termos militares, sendo que em dano - especialmente dano naval - a desigualdade entre as Big Four e as outras é ainda maior: fora do Quarteto Fantástico (já que somos Avengers) está apenas 3,08% do dano terrestre e 2,01% do naval. Dentro do bloco X Plus, concentra-se 45,42% do dano terrestre e 44,55% do dano naval, ao po que os rivais UBFG e Avengers têm 51,51% do terrestre e 53,44% do naval. Há portanto um equilíbrio teórico de forças considerável no jogo, algo que esperamos que evite as debandadas por parte de jogadores (embora este que vos escreve credite tais debandadas menos a isto e mais aos updates problemáticos).

As duas últimas colunas mostram o dano médio por jogador activo da aliança em questão. É notável que o dano médio é maior entre as quatro maiores alianças e menor nas outras (embora individualmente a maior média de dano terrestre seja a da Never Say Die, cujo único jogador activo fez mais de 3 mil milhões de dano...). Os países sem aliança têm uma média baixíssima, tornando-os ainda mais frágeis considerando sua baixa lação.

A grande pergunta que se faz é: qual a causa destes fenômenos? Devemos notar, antes de mais nada, a existência de países cuja actividade é mínima ou quase zero. Sete países não tiveram nenhum jogador activo nos últimos 7 dias, e mais 15 um único jogador solitário. Destes 22 países, nove não pertencem a aliança alguma, e todos os outros pertencem a alguma aliança fora das Big Four (a menos activa das nações destas alianças é o Paquistão, com 5 jogadores no período). Infelizmente, a baixa quantidade de jogadores atuais leva a alguns países tornarem-se terras de ninguém, sem nenhum poder geopolítico ou perspectiva de entrar em uma aliança forte e tendo como única importância para as grandes potências ser ocupados para aumentos de bônus de produção (ao menos até que algum gaiato resolva fazer um Take Over neles, como visto recentemente na China por parte de jogadores sérvios...).

Espero que estes dados possam servir para dar aos cidadãos uma perspectiva de conjunto sobre a situação geopolítica mundial (e não tenham sido enfadonhos!)

Até o próximo artigo!

Notas:
¹Tecnicamente, a nação conhecida como FYROM ou República da Macedônia (respectivamente, entre seus inimigos e aliados, podendo inverter a denominação utilizada conforme o que for mais politicamente conveniente, como é de praxe) não pertence a nenhuma aliança no instante de captura destes dados. No entanto, estando em votação favorável um pedido de adesão à aliança 19 Plus, contabilizamos esta nação balcânica dentro dos quadros desta.

-----

ENGLISH VERSION:

Hello, folks!

I'm uming the role of MoFA - Minstry of Foreign Affairs of ePortugal! This is my first ministerial experience here in eRevollution, but I was Ministry of Education for many months in That-Game-Which-Should-Not-Be-Mentioned. I intend to present some informative articles to our lation in order to tell about the geopolitical situation, besides interviews with internationally relevant personalities. I hope I can attend to the expectations of this office!

Best regards to all!

Support

TugaWolf IITugaWolf IITugaWolf IITugaWolf IITugaWolf IITugaWolf IITugaWolf IITugaWolf IIlord sajjadSt0L3nTHE J0KERTHE J0KERTHE J0KERTHE J0KERTHE J0KERTHE J0KERTHE J0KERTHE J0KERBunnyLiuVOLKOFFFVOLKOFFFVOLKOFFFVOLKOFFFVOLKOFFFVOLKOFFFVOLKOFFFKame SenninAtena StarkTheKamKoVasco da GamaThe Last Lynx PardinusThe Last Lynx PardinusThe Last Lynx PardinusThe Last Lynx PardinusCoronel NenhumCacique PariaguanTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitoTobiObitonuno258

Comments (12)

oh meu deus *.* brutal !!! nao sabia que os avengers eram assim tao fortes. Este artigo peca por nao ser tambem escrito em ingles
Já tive bastante trabalho para escrever ele em português xD no próximo tentarei colocar em inglês também
Ótimo artigo. Votado
Nice work.
would be better to be on English too :/
Muito Bem Pony um bom mandato como MoFA
votado
O Brasil é Portugal e Angola é Nossa!
Uff tremendo trabajo muchacho. Obrigado!
Next article we will have in English too!
5 *
Good job! Obrigado.